Desligamento do sinal analógico de TV será debatido em audiência pública

O sinal digital e a necessidade de garantir a inclusão digital e social aos cidadãos alagoanos serão discutidos em audiência pública que será realizada na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira, 27, às 9 horas, no plenário da Casa. A iniciativa é do deputado Rodrigo Cunha (PSDB). Ele disse que o objetivo é debater com a sociedade sobre o encerramento da transmissão analógica da TV aberta que passará a ser transmitida através de sinal digital. A mudança permitirá uma melhor qualidade na imagem e no som, mas exigirá que as famílias adquiram um aparelho de TV mais moderno que já venham com conversor digital ou adaptem um conversor aos televisores antigos.

“Um dos principais objetivos da sessão é chamar a atenção para algo que acontecerá logo no início de 2018, a mudança em uma ação que sempre foi natural para os alagoanos: ligar seu televisor e acessar, de imediato, as TVs abertas”, disse o parlamentar, destacando o interesse social e coletivo que o assunto desperta.

De acordo com o Cunha, a audiência pública é uma oportunidade para que as emissoras de televisão do Estado possam informar se estão colaborando com o plano de substituição desses televisores. “Como também, se já expandiram o seu sinal, que hoje chega a cobrir quase a totalidade do Estado, se já substituíram as antenas que transmitem o sinal analógico por equipamentos digitais”, disse o parlamentar, se mostrando preocupado em garantir que todas as famílias, principalmente as de baixa renda, tenham acesso a essas mudanças.

Ascom – 24/11/2017

(Visited 4 times, 1 visits today)